Curta metragem “SEM
MUITO PRECONCEITO”
Roteiro: M.Chagas
Data:06/06/2006
Ext/dia
O filme começa com uma caçada policial (Plano aéreo) à assaltantes de banco.
A caçada com o apoio de um helicóptero dura o tempo dos créditos iniciais . Como quase toda ação policial acaba em pizza, mais uma quadrilha se dá bem no Rio de Janeiro.
(OFF)
Seis meses depois
Ext/noite (OFF - mini tour)
A noite cai, é sexta-feira e o bairro de Copacabana ‘bomba’ com suas maravilhas de saia, carrões e muita cerva nas idéia. Freqüentada por pessoas de varias nacionalidades e etnias, Copacabana é um bairro gastronômico e turístico muito acolhedor e animado.
Ext/tarde
Um grupo de amigos diverte-se e dá gargalhadas ao ver uma dupla de travestis.
(OFF)
Carlos (Elenco I) um negro de 1.88 de altura de família humilde que mora no pé do morro do Pavão. Ele fala pra um dos amigos que tem de ir embora porque tem uma ``parada´´ importante para resolver logo pela manhã e se despede da turma deixando uma nota de vinte reais novinha sobre a mesa.(detalhe)
Em outra cena uma família de classe média alta jantando num restaurante a beira mar no bairro de Ipanema, a poucas quadras do primeiro grupo de pessoas.
Int/noite - Banheiro(OFF)
Maurício (Elenco I)(plano americano pegando o espelho da pia) corretor de imóveis e boêmio de carteirinha só chega em casa depois das dez quando não tem futebol.
Maurício é casado com Gláucia(contra plano de espelho)e tem uma filha pré-adolescente de 12 anos. Carolina é uma linda menina clara de olhos verdes(close na menina ouvindo música de mp3 em sua cama).
Gláucia Maria, uma linda morena de 1,75 de altura e de corpo escultural e um temperamento forte.
Seu signo:Touro
Seu Hobby:Passear no shopping com um cartão sem limites.
Int/noite
Gláucia com ar intimidador chega à porta e comenta com Maurício a respeito das contas de casa. Maurício bate a porta do banheiro com o pé e a manda dormir.
(corte)
Enquanto Maurício tomava banho ao som do blá,blá,blá de Gláucia, sua carteira no bolso da calça era fuxicada com tranqüilidade.O saldo do dia era uma nota de 20 reais estalando de nova.
Ext/dia
É Sábado e o dia amanhece lindo. * Maurício é acordado com o café da manha na cama e um beijo de sua esposa Gláucia .Carol entra no quarto pedindo aos pais para ir a praia e o pai diz não ir de jeito nenhum.
(na próxima tomada) Maurício de óculos escuro numa cadeira de praia lendo um jornal.(Câmera fecha no jornal)
(Câmera abre no jornal da banca)
Homem estranho que passa pela banca de jornal, vê uma nota que dizia: (greve de banco atrasa pagamento dos servidores no estado). Ele pega, paga o jornal e sai com ele debaixo do braço.
Ext/mesma praia
Enquanto isso Carlos se diverte jogando futevôlei com os amigos no posto três de Copacabana, e nem percebe quando o seu celular toca sobre a camisa e os chinelos.
Ext/dia
Maurício se levanta debaixo de um sol escaldante de meio dia, tira os óculos se espreguiçando e aparecem as marcas brancas sem bronzeamento no corpo e rosto. Carol e a mãe caem na gargalhada enquanto ele corre pra água se refrescar.
Enquanto o pai se refresca, Carol se distrai jogando e ligando para as amigas no celular (debaixo da barraca) do pai.Enquanto isso,sua mãe se bronzeia como um frango de padaria(alternando a exposição do sol).
POSTO 3 DE COPACABANA(efeito)
Carlão e sua turma tomam cerveja cantam e tocam pagode pra mulherada dançar em pleno calçadão.
POSTO 9 (efeito)
Maurício senta à sombra para fumar e ansiosamente a espera de um contato. A todo o momento , Mauricio verifica as horas no seu relógio com pulseira de aço. Até que o seu celular toca e ele atende. Sem sucesso só consegue ouvir duas palavras. A carga estava baixa. Mauricio não entende e Carol sai de fininho para dar um mergulho. Desesperado Maurício pede o celular da esposa – deixei em casa respondeu ela de bate pronto. Não sou otária!Vou trazer para o arrastão levar meu lindo celular com câmera! Maurício então corre para o orelhão mais próximo, que fica no calçadão.Ele ficou curioso e aflito e tenta um novo contato.
De longe se percebe que Maurício fala ao telefone uma coisa muito séria, mas que Gláucia não dá a menor importância.
POSTO 3 (efeito)
Pagode comendo solto ao lado de um jogador marrento e famoso; nisso chega um menino de rua e fala ao ouvido de Carlos e aponta em direção a um carro cheio de homens que o chamava. Carlos passa a bola e entra no carro. O mesmo sai cantando pneus.
Flashes de uma vida sofrida
Na favela: Dona zilda mãe de Carlos passa mal e vizinhos socorrem-a com ajuda do tráfico.
Int/tarde
Cenas do hospital: Mãe de Carlão sendo atendida por residentes num corredor tomado de gente a espera de um atendimento digno de humanos.
POSTO 9
Maurício fala alto ao telefone gesticulando e desliga o telefone com raiva.
Efeito – Cai a noite entra o dia duas vezes.
O ASSALTO
Ext/dia
É Segunda-feira e o Rio de Janeiro funciona como um relógio suíço.
Int/dia
Ou seria uma bomba relógio!(de repente um martelo arrebenta com toda a força o relógio que esta sendo exibido) Um homem (chefe do bando) completa dizendo que o tempo foi dado e não admite erros. O telefone é desligado e logo o plano do assalto começa a ser executado.
O chefe começa explicando de um mapa e no outro lance, aparece na prática.(efeito)
Int/dia
Cenas com fundo musical (ação)
1º PASSO: Uma velhinha entra no banco com uma navalha escondida dentro da sombrinha para render um dos guardas, enquanto isso no mesmo instante, um possível cliente chega ao segundo guarda com um papel com os seguintes dizeres: estamos na sua casa com a sua família, isso é um assalto e não faça nenhum movimento brusco.
2º PASSO: O rapaz do caixa recebe um sinal e põe em prática a sua participação no assalto; que é impedir que o alarme seja acionado pelo gerente.
3º PASSO: Sair do banco com a grana e prender o gerente com o restante dos funcionários no cofre do banco.
Ext/dia
4º Último passo: Era a fuga dentro de um carro funeral com um caixão para carregar toda a grana, mas o plano furou com a chegada de um Caveirão(Pirata) rendendo parte do grupo. Dois deles conseguiram fugir no carro funeral com a menor parte da grana.
Os bandidos rendidos e já no interior do Caveirão Clonado seguiram em disparada.Cosme (irmão gêmeo do Carlão)chefe do grupo tira o sua toca ninja e inicia uma gargalhada conjunta com o bando.
Enquanto isso do lado de fora, pessoas aplaudem a “rápida ação da polícia”
Ext/dia (off)
Infelizmente essa é a real atualidade do nosso Rio de Janeiro.
(Aparece o dono da voz em off andando normalmente pela calçada)
(zoom out)
Imagem com recuo de câmera mostrando o movimento do bairro e do bando saindo em liberdade.
**** F I M ***