adsense

domingo, outubro 25, 2009

Educação no Trânsito

Educação no Trânsito

Educação no Trânsito

A solução para a educação do país está no trânsito.

Por Marcelo Chagas

Na cidade do Rio de Janeiro, o caos urbano começa cedo.
Um dia eu cansado de passar horas preso ao trânsito no horário de 7 ás 8h as vezes em pé, as vezes sentado nos degraus do 110 - São Gonçalo/Passeio e com muita sorte no meio do caminho um banco vazio era o alívio dos meus pés que esgotados do revezamento, passavam todo o peso para os joelhos.

Então: Numa dessas viagens eu analisando o sofrimento do povo e meu claro, tive uma brilhante idéia - como de costume.
Uma nova lei de trânsito que vai beneficiar muito a educação do estado do Rio ou até mesmo do mundo.

Pegando um pouco da ideia das leis de trânsito de São Paulo, o “rodízio de carros”,onde cada final de placa tem um dia certo para rodar na cidade. Ex.: 0 e1 seg, 2 e3 ter, 4 e5 qua..... 

O descumprimento gera uma multa salgada para o infrator. Só que algumas famílias adquiriram o segundo carro com placa de final diferente para poder escapar das multas e assim por conseqüência, não resolvendo muito o caos no trânsito de São Paulo.

Eu gostaria de inventar uma lei que incentivasse a carona solidária.
80% dos veículos que circulam nas ruas pela manhã são de motoristas solitários e egoístas, tornando a vida de muitos trabalhadores um verdadeiro calvário no percurso de casa até o trabalho e do trabalho para casa.

A carona solidária beneficiaria o carona (amigo, parente ou colega de trabalho) e o motorista. Com isso, evita-se multas desnecessárias (caso de aprovação) e possíveis tentativas de assalto a um motorista indefeso e solitário. Algo comum de se acontecer com as mulheres por parecer alvos fáceis.

Lembro-me também de ter visto algumas paulistanas usando bonecos infláveis e ou imagens tipo pôster de pessoas no banco do carona na tentativa de se proteger dos marginais.

Pontos Positivos

ü A diminuição da violência e roubos de veículos no estado.
ü Trânsito menos intenso nos horários de pico.
ü Menos (CO2) gases poluentes na atmosfera.
ü Solidariedade ( carona solidária).
ü Mais economia.

A idéia é que todos os motoristas de carros particulares sejam multados em horários pré-determinados pelo Conselho Nacional de Trânsito ou Detran-RJ (hora do rush 6:30 as 8:30 da manhã e 17h as 19h ).

Aplicação da multa
Todo o carro que transitar somente com o motorista, dentro dos horários estabelecidos por lei, o condutor pagará uma multa de R$ 25,00. O mesmo não perderá pontos na carteira.

Toda a verba gerada por essas infrações serão depositadas num fundo de educação para serem aplicados nas escolas públicas do Rio de Janeiro.

A verba arrecadada com as multas, 30% fica para a manutenção e compra de novas câmeras do projeto “Olho nas estradas”, e 70% do restante em equipamentos eletrônicos, mantimentos para merenda escolar, benfeitorias e manutenção das escolas e cestas básicas para alunos de comunidades carentes. Todas as escolas beneficiadas devem ser cadastradas pela prefeitura da cidade do Rio de janeiro.


Ressalva

Deverá ser isentos por lei todos aqueles carros de empresas, ambulâncias, viaturas, vans, ônibus e taxis.

Nenhum comentário: